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28 abr

Estratégia Omnichannel: qual a importância para a sua empresa?

Em um mercado cada vez mais competitivo, entender a importância da estratégia omnichannel pode ajudar a sua empresa a se desenvolver com mais sucesso.

O comportamento do consumidor está passando por mudanças cada vez mais frequentes, e é preciso pensar em estratégias para melhorar a satisfação dos clientes: enquanto antes ter presença nas redes sociais ou investir em um site já eram passos avançados, hoje é necessário integrar os canais de venda para obter melhores resultados.

A estratégia omnichannel é uma ótima escolha para fazer a integração dos diferentes canais do seu negócio, prezando pela melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços ou produtos que a sua empresa oferece, a fim de melhorar a imagem de sua marca e cativar mais clientes.

De acordo com pesquisas realizadas pela consultoria Forrester, encomendadas pela Cognizant, 76% dos clientes são mais influenciados por fatores que criam conveniência, facilidade e disponibilidade de opções para comprar como e onde eles queres, e 67% dos consumidores utilizaram pelo menos uma opção de atendimento omnichannel.

Quer saber mais sobre o porquê de investir nessa estratégia? Prossiga na leitura deste post e descubra a importância da estratégia omnichannel para alavancar os resultados de sua empresa. Siga conosco!

O que é a estratégia omnichannel?

Você já passou por uma experiência de compra em que a empresa oferece diversos canais de comunicação e, em cada um deles, é possível perceber a força da comunicação visual e da linguagem da marca? O omnichannel se refere à abordagem de vendas multicanal, visando oferecer uma experiência satisfatória tanto no meio online quanto offline, em qualquer canal utilizado pela empresa.

Ou seja, a estratégia não é aplicada somente com a criação de canais diferentes, mas por meio de um planejamento mais assertivo para integrar os canais em operação, alinhando os objetivos e valores da empresa para fortalecer a identidade de marca e agregar mais valor aos serviços ou produtos oferecidos.

O principal objetivo da estratégia omnichannel é fazer com que os canais, online e offline, da empresa atuem de forma integrada para aumentar as oportunidades de fechar bons negócios, estreitar a relação com os clientes e oferecer experiências de compra melhores.

Quais são os benefícios do omnichannel?

Ao investir em uma boa integração dos canais de venda e comunicação de sua empresa, é possível garantir diversas vantagens a longo prazo. 

No período de distanciamento social, muitas empresas precisaram fazer operações online para manter o funcionamento e aumentar suas vendas. Segundo os dados da McKinsey, quatro entre cinco pessoas experimentaram um novo comportamento de compra durante o período de Covid-19, como realizar compras por meio do Instagram.

Confira, a seguir, os principais benefícios e a importância de utilizar a estratégia omnichannel em sua organização.

Otimização dos serviços 

Ao melhorar a integração entre as vendas e a comunicação, a tendência é fortalecer a identidade de sua empresa e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos, otimizando os processos e ampliando as possibilidades de fechar ótimos negócios.

Captação e retenção de clientes

Por meio dos canais integrados e do aumento de disponibilidade para atender às demandas do público, torna-se mais fácil atrair novos clientes e fidelizá-los por mais tempo, possibilitando o aumento de vendas e a redução do CAC (Custo de Aquisição de Cliente).

Melhorias na imagem da marca

Com mais opções para os clientes entrarem em contato e comprarem seus produtos ou serviços, a confiança e as indicações para outras pessoas também podem aumentar, o que contribui bastante para melhorar a imagem de sua marca.

Geração de competitividade 

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online em 2020 foi de 68%, em comparação com 2019, o que elevou a participação do e-commerce no Brasil, sendo o maior salto do comércio eletrônico já visto no país.

Ao utilizar a estratégia omnichannel, sua empresa garante a chance de gerar mais competitividade e se destacar com mais consistência, aumentando a presença online, ampliando a visibilidade e construindo autoridade no mercado.

Diminuição de custos operacionais

As barreiras entre o universo online e presencial diminuem, possibilitando a efetivação de vendas em qualquer lugar e a qualquer hora, sem precisar de um espaço físico, o que contribui para a diminuição de custos operacionais e o aumento de rentabilidade nas empresas.

Análise de dados e métricas relevantes

Com as ferramentas da estratégia omnichannel, os gestores podem ter acesso a informações de extrema relevância para avaliar o desempenho dos resultados obtidos e identificar quais estratégias devem ser transformadas para obter melhores resultados e elaborar planejamentos mais eficazes.

Aumento da produtividade da equipe

Por permitir uma maior sinergia entre os canais e facilitar o aumento de vendas a qualquer momento, o time comercial passa a ter tempo hábil para focar em atividades mais importantes, otimizando os processos, integrando a equipe, aumentando o engajamento e reduzindo falhas.

Como utilizar a estratégia omnichannel para aumentar suas vendas?

É importante ter em mente que, ao implementar o omnichannel, é preciso se preparar para as mudanças da cultura organizacional da empresa e seguir alguns passos, a fim de obter mais eficácia ao longo do processo. As principais atitudes a serem adotadas, são:

  • investir em treinamentos para a sua equipe comercial;
  • ter uma comunicação transparente;
  • fortalecer a cultura organizacional;
  • definir planejamentos com base em dados;
  • monitorar os resultados;
  • alinhar interesses e objetivos;
  • estudar os perfis dos clientes;
  • analisar as ações da concorrência;
  • integrar a comunicação do time;
  • padronizar os processos;
  • investir em um site responsivo;
  • contar com um sistema de automação.

Ao aplicar essas práticas, é possível obter os benefícios da estratégia omnichannel, que citamos anteriormente. Essa estratégia pode fazer toda a diferença em seu negócio, ainda mais se você fizer mudanças efetivas em seus processos para alcançar os objetivos almejados com mais praticidade.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre o porquê do omnichannel ser fundamental para as empresas que desejam ter um desenvolvimento mais sustentável no mercado.

Para conferir mais textos sobre empreendedorismo, gestão de negócios, tecnologia, inovação, estratégias de marketing e vendas, é só continuar acompanhando o nosso blog.

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