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16 dez

Seu blog não aparece no Google? Saiba por quê

Não encontrar o seu blog no Google ou em outros sites de busca é um sinal de que é preciso utilizar estratégias melhores e fazer algumas correções para se destacar mais na internet. 

Talvez você já tenha se questionado sobre o porquê de não encontrar páginas do seu blog no Google. Afinal, por que isso acontece? Essa é uma dúvida muito comum para quem deseja ter mais destaque e relevância com os seus conteúdos publicados, mas ainda não sabe o que fazer para conquistar um melhor posicionamento na internet.

Além de investir em marketing de conteúdo para oferecer publicações relevantes, é fundamental seguir algumas outras estratégias que podem impulsionar os seus resultados e melhorar o posicionamento do seu blog no buscador.

Ao longo deste artigo, vamos ajudar você a entender o que pode prejudicar a performance dos seus conteúdos e mostrar as principais práticas que podem ajudar o seu blog a aparecer no Google com ótimos posicionamentos. Confira!

Blog criado recentemente

Caso o seu site ou blog ainda seja novo, pode ser que esse seja o principal motivo para ele ainda não aparecer nos resultados de busca do Google. Nesse caso, é recomendável verificar se o Google já consegue visualizar o seu site e quais páginas foram indexadas pelo buscador. 

Para isso, você deve inserir a palavra “site:” e colocar o domínio exato do seu blog, como no exemplo a seguir:

site:dominiodoseublog.com

É normal que um blog recém-criado ainda não apareça entre os primeiros resultados das pesquisas feitas em motores de busca. Geralmente as páginas que ficam nas primeiras posições são de empresas ou pessoas que já trabalham o marketing de conteúdo há mais tempo e com publicações constantes.

Relevância e qualidade do conteúdo

Caso o seu blog não seja novo e ele ainda não esteja aparecendo em bons posicionamentos, uma das razões para isso pode estar ligada à qualidade dos conteúdos publicados. 

É válido ressaltar que a qualidade não diz respeito apenas ao bom uso das regras da língua portuguesa, mas também remete à relevância da publicação dentro do nicho em que você atua. Quanto mais próximo e amigável for o seu conteúdo do público que deseja alcançar, maior é a oportunidade de se destacar no buscador.

Arquitetura do blog

Além do tempo e dos conteúdos, é necessário avaliar também a estrutura do seu blog: navegação agradável, definição de categorias, uso de tags adequadas, links internos e técnicas de SEO são alguns dos fatores que podem ajudar na construção de autoridade e otimização de ranqueamento do seu blog nos sites de pesquisa. 

Criação de URLs amigáveis

Sabe aqueles links cheios de números e letras soltas em que não é possível entender o objetivo da publicação? Pois é, isso também pode atrapalhar o ranking das páginas do seu blog no Google. É indicado criar URLs amigáveis, inserindo as principais palavras-chave no endereço sempre que você for publicar algo.

Layout responsivo

O seu blog pode ser facilmente acessado por meio de dispositivos mobile? Caso ele não seja exibido corretamente, isso pode atrapalhar o posicionamento nos motores de busca. Vale a pena conferir e ajustar esse ponto para obter melhores resultados.

Escolha de palavras-chave

Definir as palavras-chave antes de publicar os seus conteúdos pode parecer perda de tempo para algumas pessoas, mas faz toda a diferença para você que deseja atrair mais visitas em seu blog. Uma dica para defini-las com mais facilidade é utilizar termos relevantes tanto para o seu público quanto para o seu nicho.

Você pode fazer uma série de pesquisas sobre esses termos e analisar como eles costumam aparecer, qual é o posicionamento em que eles mais se destacam e quais palavras são mais buscadas atualmente pelas pessoas no Google. 

Navegação lenta

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a navegação do blog, que pode prejudicar a experiência do usuário caso esteja lenta. Além de impactar negativamente quem visita o seu site, isso também pode aumentar a taxa de rejeição e atrapalhar a performance dos seus conteúdos.

Então, não basta apenas utilizar boas práticas de SEO, mas também evitar o uso de arquivos pesados ou imagens de altíssima qualidade, por exemplo, que podem fazer com que as páginas do seu blog demorem a carregar. 

O que você pode fazer para melhorar o posicionamento do seu blog no Google?

Agora que você já sabe alguns fatores que podem impactar o ranqueamento do seu blog nos motores de busca, é hora de conferir algumas das principais estratégias que podem ser aplicadas na criação e publicação dos seus conteúdos. Confira a seguir:

  • investir em especialistas de marketing de conteúdo;
  • ter uma linguagem humanizada;
  • otimizar o uso de palavras-chave e técnicas de SEO;
  • utilizar imagens de boa qualidade e rápidas de carregar;
  • ficar de olho nas tendências do mercado;
  • divulgar o seu blog nas redes sociais e nos seus outros canais;
  • fazer pesquisas constantes para entender o que as pessoas estão procurando;
  • alinhar os conteúdos ao segmento em que atua e ao público que deseja alcançar;
  • manter a constância nas publicações mensais ou semanais;
  • usar links internos e externos para melhorar a leitura dos conteúdos;
  • produzir materiais originais e responsáveis;
  • evitar spam ou conteúdos irrelevantes. 

E aí, quais dessas práticas já são utilizadas na criação e publicação dos seus conteúdos? Esperamos que essas dicas ajudem você a entender a importância de adotar boas práticas para melhorar o posicionamento do seu blog no Google

Para finalizar bem essa leitura, recomendamos que você conheça estratégias de conteúdo para otimizar a experiência do usuário e melhorar a classificação do seu blog nos resultados de motores de busca.

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